VOCÊ TEM POROS DILATADOS?

Poros são pequenas aberturas na pele que se conectam pelos folículos do cabelo, e eles podem ser encontrados em praticamente todos os locais da sua pele, além das palmas das suas mãos e as solas dos seus pés.

Sua pele contém dois tipos de poros, um para liberar sebo, que é um óleo natural produzido pelo seu corpo, e o outro poro para liberar suor.

Enquanto a sua genética determina o tamanho dos seus poros, é fácil para os poros parecerem dilatados por causa de vários fatores. Estes podem fazer a sua  pele parecer mais feia, por isso é importante entender como minimizar os poros dilatados.

O QUE CAUSA A DILATAÇÃO DOS POROS?

Existem alguns fatores principais que causam a dilatação dos poros.

Estes são:

  • Produção de sebo excessiva – isto acontece quando as glândulas oleosas da pele produzem óleo a mais, fazendo com que os poros dilatem ainda mais.
  • Diminuição da elasticidade da pele ao redor dos poros – isto previne que os poros voltem ao seu tamanho pequeno original  uma vez que qualquer bloqueio tenha sido removido. Isto comumente acontece com a idade.
  • Maquiagem – quando a maquiagem não é removida, as partículas de maquiagem acabam se instalando entre os poros, causando a dilatação dos mesmos.  
  • Exposição ao sol – Raios UV do sol danificam o colágeno e a elastina na pele, que de outra forma teria mantido seus pequenos poros e pequenos.
  • Trauma de Pele – Apenas espremer pode causar trauma na sua pele, e às vezes pode permanentemente dilatar um poro. 

COMO SABER SE OS SEUS POROS ESTÃO DILATADOS?

Se você tem poros dilatados, pode ser muito fácil de vê-los.

Ao invés da superfície da sua pele ser suave e com um tom de pele uniforme, você vai poder ver visivelmente os pequenos orifícios de cada poro, mostrando assim uma aparência desconfortável.

Se você tem poros dilatados, as chances são que você está procurando uma solução para minimizá-los.

Felizmente, você tem várias opções disponíveis para você…

Os métodos de minimizar os poros dilatados todos alvejam os fatores principais que causam os poros a dilatar em primeiro lugar. As próximas dicas não só vão ajudá-lo a fazer os seus poros menos visíveis, mas também permitirá a previni-los de dilatar novamente no futuro.

1) DIMINUIR A PRODUÇÃO DE SEBO NA SUA PELE

Você tem pele oleosa?

Se a sua resposta é sim, isso é por que a sua pele tende a produzir mais sebo que qualquer outro tipo de pele. Não só isso leva a poros dilatados, mas também a acne e outros problemas de pele.

Então, como você pode fazer com que a sua pele parar de produzir excesso de sebo?

Existem algumas maneiras nas quais você pode prevenir de isto acontecer:

  • Avalie os seus produtos – se você está usando produtos oleosos, isso não vai ajudar com a sua pele oleosa. Em vez disso, tente mudar para produtos à base de água, pois isso significa que você não vai aplicar quaisquer óleos a mais na sua pele.
  • Use um sabonete suave  – pode ser tentador usar um sabonete potente que retira toda a oleosidade da pele, mas isto só vai desencadear a sua pele a produzir ainda mais óleos para compensar por esse ressecamento repentino. Ao invés disso, use um sabonete suave em gel que vai hidratar e nutrir a sua pele, além de limpá-la.
  • Use Argila – argila é um ingrediente fantástico para a pele oleosa, pois age como um imã, “puxando” e absorvendo o excesso de óleo na superfície da pele, bem como entre os poros.
  • Evite laticínios, açúcar e carboidratos refinados – estes alimentos vão desencadear a sua pele a produzir mais óleo, devido ao impacto nos seus níveis de açúcar do sangue.

2) LIMPANDO E ESFOLIANDO

Tudo desde oleosidade excessiva e maquiagem até impurezas e bactéria podem causar bloqueios nos poros, o que dilata os poros e enlarga-os. A melhor maneira de prevenir de isso acontecer é limpar regularmente e esfoliar a sua pele.

Vamos começar com a limpeza…

Isto deve ser feito no final de cada dia, apesar que aqueles com a pele oleosa podem necessitar de limpeza duas vezes ao dia.

Limpando retira quaisquer partículas indesejadas da superfície da sua pele, prevenindo a maioria delas de se instalar nos poros.

Entretanto, apesar da eficácia que a limpeza pode ter, algumas destas partículas vão sempre achar um caminho para penetrar nos poros.

Como você se livra deles?

Com a esfoliação!

A esfoliação não só desbloqueia os poros, mas também estimula a pele para produzir mais colágeno e elastina, o que ajuda a manter os poros firmes e elásticos.

Quando se trata de diferentes métodos de esfoliação…

AHA´s e BHA´s tendem a ser mais efetivos no desbloqueio dos poros.

O que são eles?

As letras servem como siglas para Ácidos Alfa Hidróxidos e Ácidos Beta Hidróxidos. Eles consistem em diferentes tipos de ácidos que trabalham para dissolver a substância tipo uma “cola” que liga os óleos, impurezas e células mortas na superfície da pele, permitindo que tudo isso seja lavado.

Ambos também limpam os poros, porém os BHA´s são capazes de penetrar mais profundamente nos poros.

Você está provavelmente pensando…

Isto significa que os BHA´s são melhores quando se trata de minimizar poros dilatados!

Bom, isso na verdade depende do seu tipo de pele. Devido à maneiro com que os BHA´s viajam profundamente nos poros, eles podem acabar exarcebando o ressecamento para aqueles que têm pele ressecada.

Por outro lado, AHA´s são muito mais suaves e gentis, e os AHA´s também são humectantes, o que significa que eles ajudam a manter a pele hidratada.  

Quando se trata de AHA´s mais populares por aí, as suas opções incluem:

  • Ácido Glicólico – penetram profundamente na pele melhor que os AHA´s, mas também causam irritação por causa disso.
  • Ácido Lático –  derivado do leite e extremamente suave, fazendo-o perfeito para aqueles com a pele sensível.
  • Ácido Mandélico – dos AHA´s menos irritantes, o ácido mandélico também possui propriedades antibacterianas e antivirais.

Com BHA´s, ácidos salicílicos tendem a ser os mais usados. Este derivado de aspirina é conhecido pelos seus benefícios anti-inflamatórios, fazendo-o eficaz em acalmar a pele.

Com qual frequência você deveria estar esfoliando?

Novamente, isso depende do seu tipo de pele:

Pele Normal e Oleosa – 2 a 3 vezes por semana

Pele Seca – 1 a 2 vezes por semana

Pele Sensível – uma vez por semana

Você deve notar uma diferença imediata na visibilidade dos poros depois de esfoliar, mas não deixe isso te tentar em esfoliar mais do que as instruções acima.

Por que?

Por que a esfoliação excessiva vai apenas causar inflamação, vermelhidão e outros tipos de danos à pele, sendo que isso tudo não favorece nem um pouco os seus poros.

3) INGREDIENTES DE CUIDADOS DA PELE QUE FIRMAM OS POROS

Quando se trata de manter a abertura de seus poros pequenos e apertados, existem certos ingredientes de cuidados com a pele que são capazes de realmente ajudar com isso.

Uma delas é a niacinamida, também conhecida como ácido nicotínico e vitamina B3.

Este ingrediente é extremamente eficaz em firmar a pele, com diferenças visíveis quando se trata da elasticidade dos poros.

Retinol também pode ajudar. Este derivativo da vitamina A encoraja a pele em naturalmente esfoliar, assim purgando os poros de quaisquer substancias dentre eles. Retinol também ajuda no impulso de produção de colágeno e elastina na pele, assim ajudando a manter as aberturas dos poros firmes e elásticos.

Vitamina C é outro esfoliante natural, ajudando a manter os poros limpos.

Retinol, Nicotinamida e Vitamina C são comumente usados em cosméticos, fazendo-os relativamente fácil de achar.

Entretanto, também existem ingredientes não tão conhecidos por aí que podem ajudar a contrair a dilatação dos poros…

Extrato de Alcachofra é um desses ingredientes.

O que este ingrediente faz?

Ele contém um composto ativo chamado Cinaropicrina, que ajuda a estimular a pele a produzir específicos antioxidantes que ajudam a aumentar a densidade interna das células. Isto mantém as células preenchidas desde o interior, o que faz com que os poros fiquem menos visíveis.

Ginseng siberiano também foi demonstrado que diminui quase imediatamente a aparência dos poros, o extrato de lingonberry protege as fibras de elastina da pele de quebrarem.

4) SEMPRE USE PROTETOR SOLAR

Protetor solar é aquele produto que todo mundo deveria usar todos os dias, mas isto deve ser levado ainda muito mais a sério se você tem poros dilatados frequentemente.

Por quê?

Por algumas razões diferentes:

  • O protetor solar previne a quebra de colágeno e elastina na pele – como mencionado anteriormente, o colágeno e a elastina são proteínas estruturais dentro da pele e ajudam a manter as aberturas dos poros pequenas e firmes. No entanto, os raios UV do sol quebram os estoques de colágeno e elastina da pele, resultando em poros dilatados e sem elasticidade.
  • O filtro solar previne a desidratação e o ressecamento da pele – os raios UV do sol, juntamente com o calor experimentado, podem levar rapidamente ao ressecamento e à desidratação da pele. Isso afetará a textura da sua pele, exacerbando a aparência dos seus poros.

Para que um protetor solar seja eficaz, ele precisa ter um largo espectro, dentro de um FPS de pelo menos 30.

Certifique-se que você aplica isto na sua pele pela primeira vez na manhã, e continue reaplicando-o a cada duas horas durante o dia.

Você acha que você não precisa de usar óculos escuros hoje por que está nublado, ou você está planejando em ficar fora de casa?

Pense de novo…

Os raios UV são capazes de penetrar até mesmo pela nuvem grossa, assim como o vidro, fazendo do protetor solar uma necessidade todos os dias.

5) MANTENHA A SUA PELE HIDRATADA

Muitas pessoas com a pele oleosa não gostam de hidratar, preocupando-se que esta hidratação extra vai apenas fazer a sua pele ainda mais oleosa.

No entanto, um hidratante é projetado para ajudar com o teor de água da sua pele e, como você sabe, a água e o óleo são completamente diferentes.

Um hidratante realmente ajuda o sebo que sua pele produz para penetrar mais profundamente em seus poros, o que significa que isso não acaba se agregando e bloqueando seus poros. Isso ajuda a manter os poros menos visíveis.

Um hidratante também vai manter a sua pele bem hidratada e condicionada. Sem este conteúdo vital de água, a sua pele vai tentar super compensar pela desidratação produzindo mais sebo, o que definitivamente

O que definitivamente não é o que você quer ao tentar minimizar seus poros.

Claro que, sua a pele é oleosa, você precisa ter atenção com o hidratante que você escolhe usar…

Fórmulas espessas e gordurosas vão acabar causando bloqueio nos poros, então se certifique que você use um hidratante sem óleo e baseado na água.

Uma formula mais leve, como uma loção ao invés de um creme, vai naturalmente ser mais beneficial para a sua pele.

6) USE PORE STRIPS

Os poros ao redor do seu nariz tendem a ficar entupidos muito mais do que os poros no resto da sua face, por isso que os cravos nessa região são um problema comum.

Enquanto que as outras dicas mencionadas acima são a melhor forma de prevenir isto de acontecer, você pode às vezes precisar uma rápida solução quando se trata em desentupir os poros no seu nariz.  

É neste contexto que as fitas para os poros começam…

Elas se parecem muito com fitas de Band-Aid, mas uma formulada para a área do nariz e a região ao redor.

O que eles fazem?

Eles contêm um adesivo especial, quando aplicado na sua pele, ela cola em qualquer tipo de óleo, impureza e cabelo que está na superfície da sua pele ou dentre os poros. Quando você remove a fita, você também está removendo todas as substâncias de dentro dos seus poros.

Se perguntando se essas fitas realmente funcionam?

Muitos duvidam, mas a resposta é sim!

É claro que eles são uma solução temporária, e como mencionado acima, não vai prevenir os poros de ficarem entupidos em primeiro lugar. Como você pode ver, existem vários passos que você pode tomar quando se trata de lidar com poros alargados. Não só existem vários métodos efetivos para minimizar a aparência dos poros, mas também existem técnicas para prevenir a dilatação dos poros em primeiro lugar, dando a você controle total sobre a aparência dos seus poros.

Deixe uma resposta